fbpx

Blog Realiza Software – Gestão Empresarial

7 Dicas de Boas Práticas em Vendas

Olá

No artigo desta semana vamos falar um pouco sobre vendas.

Vender sem dúvida nenhuma é um grande desafio para todos os empresários e empreendedores. Manter o ritmo de vendas, ter consistência no batimento de metas, aumentar o volume de vendas, porém com lucratividade, é o sonho da maioria das empresas que lidam diariamente com a necessidade de ampliar sua carteira de clientes.

Elencamos uma série de dicas que podem auxiliar o empresário nesta missão.

Dica 1: Um dos principais pontos a ser trabalhado logo no inicio de qualquer trabalho de melhora em seu setor de vendas é a identificação correta de seu DNA de vendas. O DNA de vendas seria como o DNA humano, ou seja, é o material “genético” determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas.

O mesmo acontece com as empresas.

O DNA de vendas de cada empresa está intimamente ligado ao DNA da empresa como um todo. Em outras palavras, a área de vendas precisa estar muito bem conectada ao que a empresa é capaz de entregar gerando a lucratividade esperada. Portanto, procure entender quais produtos e serviços que de fato geram ganhos significativos para a empresa e trace estratégias para que possa ter maior foco nestes produtos.

Dica 2: Seguindo adiante no processo de vendas, durante as abordagens de venda, é importantíssimo escutar, entender as dores, os gaps, o momento que o cliente vive e todas as operações que estão diante do processo de compra faz com que o cliente esteja confortável e confiante com seu atendimento e consequentemente com o seu produto. A imagem é exatamente essa: o vendedor me entende, então posso me sentir seguro.

Dica 3: No contato pessoal de vendas, uma das técnicas mais consagradas é a do espelhamento. Essa técnica consiste em agir como um reflexo, ou seja, espelhar os movimentos corporais e de linguagem do seu cliente. Replicar postura, expressões faciais e linguagem corporal, gestos, tom de voz e a maneira que seu cliente, inicialmente, conduz a conversa. Mas cuidado: Aplique a técnica de maneira que se o seu lead é introspectivo não seja extrovertido, o contrário também é válido. No início, você estará espelhando. Porém com o desenvolver do diálogo, ele é quem vai espelhar você, aceitar suas ideias e soluções com mais facilidade.

Dica 4: Ofereça conteúdos úteis: Oferecer dicas rápidas, conteúdos úteis, além de criar um bom relacionamento, potencializa seu poder de vendas e demonstra autoridade no assunto.

Dica 5: Chame pelo nome: Pode parecer óbvio, mas muitos vendedores se esquecem de falar o nome do cliente durante a ligação ou quando estão em contato direto. Chamar pelo nome é uma forma de demonstrar atenção e personalidade.

Dica 6: Interaja: Importantíssimo manter o contato com o cliente mas sem exageros. Além de manter o contato pelo canal mais habitual (telefone, e-mail), você também pode manter um elo com o cliente potencial através de ferramentas como o LinkedIn e Facebook. Nestes canais, não toque necessariamente no tema da venda que está fazendo, mas sim, procure assuntos relacionados a cidades, futebol, filmes, músicas, gastronomia e tudo que possa desencadear boas relações entre vocês.

Dica 7: Cheque-mate: Também pode parecer óbvio, mas, nunca se esqueça de levar a conversa para uma definição, desde que sinta que o momento está propicio para tal. Evite perguntas cuja resposta possa ser um simples “não”. Pelo contrário, faça perguntas que possam levar o cliente à conclusão (tão esperada) de que o seu produto ou serviço pode lhe trazer ganhos reais como reduções de custo, ganhos de performance e consequente aumento da lucratividade.

Bom, com estas dicas encerramos o artigo desta semana. Faça bom proveito, e até a próxima!

Sobre Nós

O RealizaERP, um de nossos softwares que auxiliam na gestão empresarial, pode lhe ajudar nas relações com o cliente através do módulo CRM. Este módulo visa trazer mais agilidade das informações tratadas com o cliente e permite visualizar gráficos de desempenho sobre os negócios fechados.

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita e sem compromisso.

Atenciosamente,
realiza software balao

Sistemas para Gestão Empresarial (ERP) para Controle de Vendas, Estoque, Fluxo de Caixa Financeiro, Cobrança Bancária, Emissão de NFe, NFSe e Cupom Fiscal SAT, e muito mais. Saiba mais aqui:

(19) 3241-8490

comercial@realizasoftware.com.br

www.realizasoftware.com.br

Sobre Nós

Contate-nos e conheça nossas soluções em software para Gestão Empresarial tais como ERP para Micro e Pequena empresas, Emissor de NFe, Emissor de SAT CFe, e muito mais.

Saiba como essas e outras soluções podem lhe ajudar a obter ganhos reais de produtividade.

CONTATOS:
contato@realizasoftware.com.br
(19) 3241-8490
http://www.realizasoftware.com.br

Principais produtos

– RealizaERP: Software para Gestão Empresarial;

– RealizaNFe: Emissor de NFe / NFSe;

– RealizaSAT: Emissor de Cupom Fiscal SAT;

– RealizaFinanceiro: Módulo para Gestão Financeira Empresarial

Conheça:
www.realizasoftware.com.br

© 2020 Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.

Site administrador por: